8 aplicativos que ajudam a escrever no seu Mac

8 aplicativos que ajudam a escrever no seu Mac. A escrita criativa envolve principalmente duas partes: preparar-se para escrever – que geralmente define o tom de como seu projeto de escrita acaba – e realmente escrever.

Desde encontrar o espaço perfeito para organizar seus pensamentos até uma ferramenta que ajuda a transcrever seus materiais de áudio e software que ajuda a organizar o rascunho da postagem do blog antes da publicação, aqui estão alguns aplicativos que ajudam a escrever no seu Mac.

1. Forma livre

Todo projeto de escrita geralmente começa com uma ideia – talvez duas ou mais ideias. Ocasionalmente, eles podem estar em todo o lugar. E muitas vezes você pode encontrar-se procurando um lugar para dar sentido a essas ideias que ainda não estão completas. É quando você pode usar o aplicativo Freeform da Apple de forma criativa.

Se você estiver trabalhando com uma equipe em um novo argumento de venda, história ou relatório, poderá começar o brainstorming com a ferramenta colaborativa gratuita. No entanto, para aproveitar o aplicativo Freeform integrado, você e os membros de sua equipe devem ter um iPhone, iPad ou Mac executando iOS/iPadOS 16.2, macOS Ventura 13.1 ou posterior.

Com acesso ao Freeform, você obtém um espaço de quadro branco no qual pode rabiscar ideias à medida que surgem, inserir post-its e imagens e praticamente colocar todos os pensamentos desajeitados que você tem na superfície enquanto você e seus colegas trabalham juntos para refiná-los em algo coerente e tangível.

Freeform não está disponível na Mac App Store. Ele vem pré-instalado em Macs executando o macOS Ventura 13.1 e posterior.

2. MindNode

O MindNode é um aplicativo macOS dedicado que oferece espaço de tela ilimitado para mapeamento mental sério e visualmente atraente. Embora você possa usar o aplicativo Notes para obter um esboço básico, o MindNode oferece uma visão geral ampla das ideias, tarefas e detalhes interconectados do seu projeto de redação. É também uma ferramenta valiosa para planejar sua agenda de redação para o mês ou ano.

Você pode conectar nós de ideias em ramificações. E à medida que se tornam complexos, você pode recolher alguns galhos para se concentrar em outros. Você também pode mover as coisas com bastante facilidade – desanexar e reanexar nós de maneira relativamente eficiente e organizada.

3. Liberdade

Sentar em sua mesa e preencher com sucesso as páginas em branco do seu Mac com palavras significativas requer foco. Embora você possa usar os modos de foco no seu Mac para minimizar as distrações, muitos de nós logo nos encontramos entregando-nos a outras atividades online completamente não relacionadas à tarefa de escrita em questão.

Pode ser algo inofensivo, como verificar sua caixa de entrada em busca de um novo e-mail. Ou algo mais viciante e demorado, como rolar para baixo no Instagram ou no Twitter. Freedom é um aplicativo que bloqueia todas as distrações, seja outro aplicativo ou um site.

Sem acesso aos sites e aplicativos que geralmente ocupam a maior parte do seu tempo e atenção, você pode ser mais produtivo. A liberdade também funciona em todos os seus dispositivos. Portanto, você não pode bloquear o Instagram no seu Mac e depois pegar o telefone para verificar o que há de novo no seu feed. Dessa forma, você tem todo o tempo e atenção para se concentrar em sua tarefa de escrita.

4. Marca de gancho

Muitas vezes, ao escrever, pode ser necessário fazer referência a algum material ou aplicativo fora do aplicativo de escrita no seu Mac. E isso geralmente significa alternar entre janelas, guias e aplicativos. E é aí que um aplicativo como o Hookmark é útil,

O Hookmark é um aplicativo para macOS projetado para ajudá-lo a acessar de maneira fácil e eficiente qualquer material que você tenha, seja uma página da Web, um aplicativo diferente ou um documento.

Portanto, em vez de minimizar o processador de texto em que você está trabalhando, abra o Spotlight, o Finder ou uma nova guia no navegador para encontrar o aplicativo, a pasta ou o e-mail, o que pode levar algum tempo e possivelmente distraí-lo, digitando um atalho simples do Hookmark leva diretamente a esses recursos, economizando seu tempo e possivelmente tornando sua pesquisa mais rápida.

5. Bolso

Ao pesquisar um projeto específico, você pode encontrar alguns recursos online interessantes úteis para outro projeto de redação. Se você não tiver tempo para lê-lo imediatamente, ele pode se perder entre os sites aleatórios na barra de favoritos do seu navegador.

O Pocket é um recurso útil que permite armazenar esse artigo para mais tarde. E sempre que estiver pronto, você pode lê-lo no seu Mac e em outros dispositivos, mesmo quando estiver offline.

6. Otter.ai

Reuniões e entrevistas podem ser uma grande parte do seu processo de escrita. Talvez uma reunião com seu editor ou uma entrevista com uma fonte. Com este útil aplicativo da Web com IA, você não precisa gastar horas extras transcrevendo arquivos de vídeo e áudio para texto.

Ele se torna um companheiro que participa dessas reuniões com você, faz anotações e gera resumos para você. Por fim, libera mais tempo para você escrever.

E se você não conseguir entrar em uma reunião online, dê a ela acesso ao seu calendário e ela entrará automaticamente na reunião e organizará resumos importantes para você ver quando estiver menos ocupado.

Você não precisa se preocupar muito com quem diz o quê; o software marca claramente cada orador e o que eles disseram na transcrição.

7. Gramátic

Embora a maioria dos processadores de texto tenha gramática incorporada e ferramentas de verificação ortográfica, você pode precisar de um revisor mais eficiente para ajudá-lo a evitar erros dispendiosos em seu rascunho final. Grammarly, uma vez instalado em seu Mac ou talvez ativado como uma extensão em seu navegador, monitora sua escrita e oferece sugestões úteis para ajudar a melhorar seu estilo e tom.

E com o surgimento da IA ​​generativa, muitas empresas, incluindo a Grammarly, estão integrando inteligência artificial em seus produtos. O recurso GrammarlyGo oferece uma ajuda extra com sua escrita. Por mais conveniente que isso seja, você deve conhecer os prós e os contras das ferramentas de escrita de IA.

8. Código do Visual Studio

O Visual Studio Code pode ser popular entre os programadores, mas é um editor de texto eficiente que você deve considerar adicionar ao seu arsenal como escritor. Quando se trata de redação na web, pode ser necessário ser técnico para evitar erros de formatação.

Antes de publicar uma peça em seu blog ou site, especialmente quando você copiou o texto de um aplicativo de escrita diferente, como o Google Docs, você precisa garantir que o rascunho esteja limpo e sem tags de formatação estranhas que possam atrapalhar a aparência final. .

Download: Visual Studio Code (gratuito)

Os melhores companheiros de escrita para o seu Mac

Escrever pode ser árduo, mas pode ser muito mais fácil com esses aplicativos instalados no seu Mac. O software com o qual você escolhe trabalhar pode tornar a escrita ainda mais prazerosa e ajudá-lo a economizar tempo.

Portanto, antes de sua próxima sessão de redação, por que não experimentar um aplicativo que ajude a bloquear as distrações ou revise seu trabalho à medida que avança? Você certamente encontrará um que melhore sua produtividade.

Similar Posts