A câmera do Android não está funcionando? 6 problemas comuns e suas soluções

A câmera do Android não está funcionando? Você quer tirar uma selfie, digitalizar um documento ou capturar uma vista incrível, mas a câmera não está funcionando no seu telefone Android? O aplicativo da câmera fecha aleatoriamente, não consegue focar no assunto principal, trava quando você o abre ou não detecta a câmera frontal ou traseira? Isso pode ser frustrante, especialmente quando você não tem outro smartphone com você.

Neste artigo, abordaremos os problemas mais comuns da câmera do Android e como corrigi-los.

1. O aplicativo de câmera do Android não foca corretamente

Você está tentando tirar uma foto e o aplicativo da câmera não está focando no assunto principal? Em caso afirmativo, execute estas verificações:

  • Certifique-se de que as bordas da capa do telefone não fiquem na visão da lente da câmera.
  • Se você deixou cair o telefone recentemente, verifique se a lente da câmera não foi danificada. Se detectar rachaduras, leve o dispositivo a uma oficina para reparo.
  • A lente da sua câmera está suja? Se estiver, limpe-o suavemente com um pano seco para remover as manchas.
  • Você está tirando fotos com pouca luz? Nesse caso, use iluminação adequada para ajudar o aplicativo da câmera a focar melhor.
  • Esse problema ocorreu depois que você deixou a câmera aberta por muito tempo? Nesse caso, reinicie o aplicativo Câmera uma vez.

2. O aplicativo da câmera fecha inesperadamente

Se o aplicativo Câmera do Android fechar quando você o iniciar, faça o seguinte:

  • A câmera do Android pode funcionar mal em condições climáticas extremas. Você recentemente expôs seu dispositivo a condições climáticas severas? Se tiver, esfrie-o se estiver muito quente. Se parecer frio, aqueça-o novamente. Em seguida, reinicie seu dispositivo novamente; espero que isso resolva o problema.
  • O aplicativo Câmera requer energia considerável para funcionar corretamente. Se a bateria do seu dispositivo estiver acabando, carregue-a primeiro.
  • Se você não atualizar o aplicativo Câmera por muito tempo, ele travará com mais frequência. Portanto, atualize o aplicativo Câmera para descartar essa possibilidade. Não sabe como fazer isso? Siga as instruções relevantes em nosso guia sobre atualização de aplicativos Android.
  • Se vários aplicativos usarem a câmera do seu dispositivo simultaneamente, isso poderá fazer com que o aplicativo Câmera padrão seja fechado na inicialização. Portanto, certifique-se de que nenhum outro aplicativo esteja usando a câmera no momento.
  • Você tem o modo de economia de energia ativado em seu dispositivo Android? Nesse caso, você deve desativá-lo. Isso permitirá que o aplicativo Câmera use toda a energia necessária, sem ser restringido pelo modo de economia de energia.

3. O aplicativo da câmera está ausente no telefone

O aplicativo Câmera está faltando no seu dispositivo? Verifique se ele realmente desapareceu do seu dispositivo e se seus olhos não estão enganando você. Você não pode excluir o aplicativo Câmera por engano, mas alterar o tema ou personalizar os ícones do aplicativo pode fazer com que seja fácil ignorá-lo. Para confirmar isso, digite “Câmera” no campo de pesquisa na gaveta de aplicativos do seu Android e veja se o aplicativo aparece.

Se permanecer invisível, você pode ter restringido por engano o aplicativo de acessar a câmera nas configurações de permissões do seu telefone, levando ao seu desaparecimento. Siga estas etapas para verificar e ligá-lo novamente:

  1. Abra o Configurações aplicativo em seu dispositivo Android.
  2. Vá para aplicativos.
  3. Toque em Câmera.
  4. Toque em Permissões.
  5. Toque em Câmera e selecione Permitir apenas durante o uso do aplicativo.

4. O aplicativo da câmera não captura fotos ou fica congelado

Ter muito pouco espaço de armazenamento gratuito no telefone pode causar problemas ao tirar fotos usando o aplicativo Câmera. Se não houver espaço para o aplicativo da câmera salvar as imagens recém-capturadas, ele não permitirá que você tire nenhuma foto.

Quando seu dispositivo estiver com pouco espaço de armazenamento, você também encontrará uma mensagem de erro de pouco espaço de armazenamento. Portanto, se você vir tal notificação ou o armazenamento do seu dispositivo estiver acabando, você deve liberar algum espaço de armazenamento para resolver o problema.

Se seu aplicativo travar ou congelar ao abrir ou tirar fotos, é provável que seu dispositivo esteja ficando sem memória. Portanto, se você estiver usando outros aplicativos que consomem muitos recursos simultaneamente com o aplicativo Câmera, feche-os.

Se as etapas acima resolverem esses problemas, sempre mantenha memória livre e recursos de armazenamento suficientes para o aplicativo Câmera.

5. O aplicativo da câmera falha ao detectar a câmera frontal ou traseira ou mostra uma tela preta

Se o aplicativo Câmera não detectar a câmera frontal ou traseira do seu telefone, você presumirá que algo está errado com o hardware. Nem sempre é o caso; problemas de software também podem causar isso. Isso levanta a questão: como você determina se é um problema com o aplicativo Câmera e não com o hardware? É simples.

Abra outro aplicativo que use a câmera do seu telefone, como WhatsApp ou Snapchat, e tente usar as câmeras frontal e traseira de lá. Se o outro aplicativo detectar as câmeras com sucesso e a tela preta não aparecer, você pode ter um problema com o aplicativo Câmera. Portanto, aplique as correções de software mencionadas na próxima etapa.

No entanto, se a visualização da câmera continuar aparecendo preta em outros aplicativos também, siga estas etapas:

  • Não deixe a capa do telefone bloquear a lente da câmera.
  • Limpe a lente da câmera para garantir que nada mais esteja obstruindo a visão.
  • Reinicie seu dispositivo uma vez para garantir que não seja uma falha de curto prazo.

6. Acha que o problema está no software? Experimente estas correções

Se você não encontrou uma solução para o seu problema entre os problemas que discutimos ou se suspeita que o problema está mais relacionado ao software, aplique as seguintes correções:

Corrija os problemas da câmera do Android para tirar belas fotos

Contudo os problemas de câmera do Android podem ser muito frustrantes. Espero que este guia tenha sido útil para você encontrar uma solução para o problema que está enfrentando. Se nada funcionar, tente as correções de software, pois elas geralmente ajudam a corrigir problemas que parecem estar relacionados ao hardware.

Por fim se o problema estiver relacionado ao hardware, você tem duas opções: mandar reparar o dispositivo pelo fabricante, se ainda estiver na garantia, ou levá-lo a uma loja de telefonia local para reparo.

Similar Posts