Bolo de Fubá Simples ! Aprenda hoje mesmo

Simples de fazer, este bolo de fubá simples requer pouquíssimos ingredientes. Assim que a mistura da massa estiver pronta, você pode simplesmente levá-la ao forno.

Ótimo para um lanche da tarde ou até mesmo para o café da manhã.

Canva- Bolo de Fubá Simples

Ingredientes


3 ovos
1 xícara de óleo
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de leite
2 xícaras de açúcar
1 xícara de fubá
1 colher de fermento em pó
erva-doce o que achar necessário


Modo de Preparo

  • Primeiramente Bata tudo no liquidificador e acrescente o fermento.
  • Em seguida despeje a mistura em uma forma untada e enfarinhada.
  • Por fim asse em forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 40 minutos.

Bolo de Fubá: Origens e Variações.

Os bolos são definitivamente uma das receitas mais deliciosas da nossa cozinha tradicional. Um dos maiores símbolos do interior do Brasil, a tortilha é tão fofinha e deliciosa que até os estrangeiros mais acostumados à alta gastronomia podem conquistar.

O Bolo de Fubá é uma receita fácil e cheia de variações criadas pela criatividade de nossos colaboradores, combinando as mais diversas possibilidades. Seja cremoso, de goiabada ou clássico, os bolos de fubá são ótimos!

Vamos falar sobre as origens deste lindo bolo, o papel cultural que ele tem e, claro, as receitas mais tradicionais dessa iguaria brasileira por excelência.

Qual é a origem do Bolo Fubá?


O fubá, um fubá de alta qualidade usado para fazer bolos e outros pratos, era um tipo de farinha mais comum durante o Brasil colonial, além do alto custo de importação da farinha de trigo, onde não havia plantações de trigo. De Portugal, pode substituir a farinha mais cara.

Além disso, nenhum país pode reivindicar ser “o criador da tortilha”. Como a receita era muito comum entre os pastores e vendedores ambulantes da época, tornou-se popular em todo o país, e muito comum no interior, por isso está intimamente associada às feiras e festas de São João.

Quais são as mudanças no Bolo Fubá?


Sem dúvida, o mais comum é o bolo de fubá cremoso. Há quem diga que o bolo de fubá cremoso feito em Minas Gerais é uma versão mais úmida do famoso bolo, mais baixo e com uma consistência bem saborosa.

O clássico bolo de fubá tem sua adição mais famosa. O funcho nem sempre foi incluído nas receitas originais, mas tornou-se tão famoso que é quase obrigatório em muitos lares. Coco ralado também é comum na massa e por cima.

Uma das características mais marcantes deste bolo é que ele não tem cobertura. Como é um doce típico da casa, a única cobertura que você costuma ver é o açúcar branco, geralmente com um pouco de coco ralado por cima.

Por fim, uma das variações mais interessantes dos bolos de fubá é a suplementação. Muitos insistem que este delicioso bolo aquecido com manteiga de alta qualidade é o ideal, enquanto outros consideram o café essencial, enquanto outros preferem combiná-lo com chá. É importante, sem dúvida, que esta iguaria da nossa cultura não se perca!