Como abrir arquivos ZIP no Android

Como abrir arquivos ZIP no Android? Graças às vantagens que o formato ZIP oferece, a compactação de arquivos é comum, especialmente quando há arquivos grandes. De tempos em tempos, você pode baixar um arquivo ZIP em seu telefone Android. Para ler seu conteúdo, primeiro você deve descompactar o arquivo.

Veja como abrir arquivos zip no Android.

O que é um arquivo ZIP?

Um arquivo ZIP é um arquivo de um ou mais arquivos compactados usando um algoritmo de compactação. .ZIP é um dos muitos tipos de formatos de arquivos compactados e uma das formas mais comuns de arquivos compactados que você verá por aí. Outros formatos comuns de arquivo compactado incluem RAR, 7Z e GZ.

Ao contrário dos arquivos normais, que você pode abrir diretamente com aplicativos compatíveis, os arquivos compactados devem ser descompactados antes que você possa ver o que está dentro.

Leia mais: Como funciona a compactação de arquivos?

Como descompactar arquivos no Android

Para descompactar arquivos no Android, precisamos de um aplicativo que forneça essa funcionalidade. Nem todos os gerenciadores de arquivos no Android funcionam. Este tutorial usará o Files by Google, pré-instalado em dispositivos Android One, dispositivos Android GO e na série Pixel do Google. Também está disponível para download gratuito na Play Store.

Antes de extrair um arquivo, você precisará ter espaço suficiente para que esse processo ocorra. Sem armazenamento adequado, você receberá um erro de “memória cheia”. Não deve ser um problema, a menos que você esteja trabalhando com arquivos muito grandes, mas para evitar isso, confira nossas dicas sobre como liberar espaço de armazenamento em seu dispositivo Android.

  1. Baixe e instale o Files by Google da Play Store se ainda não estiver disponível em seu dispositivo.
  2. Abra o aplicativo e navegue até a pasta que contém seu arquivo ZIP (os arquivos ZIP têm uma extensão de arquivo .ZIP).
  3. Toque no arquivo ZIP e selecione Extrair no pop-up para iniciar o processo.
  4. Após a conclusão da extração, o aplicativo exibirá uma lista de visualização de todos os arquivos extraídos.
  5. Se você não precisar mais do arquivo ZIP, selecione o Excluir arquivo ZIP caixa de seleção e toque em Finalizado.

O Files by Google extrai arquivos e os armazena na mesma pasta que o arquivo ZIP original. Se você escolher o Excluir arquivo ZIP opção, o arquivo original será excluído, mas o conteúdo permanecerá nessa pasta.

Outros aplicativos para abrir arquivos Zip no Android

Além do Files by Google, você pode usar outros apps para fazer o mesmo em seu smartphone Android. Aqui está nossa lista dos melhores aplicativos para abrir arquivos ZIP no Android.

1. WinZip

WinZip é a versão móvel de sua famosa contraparte de desktop. O aplicativo oferece suporte aos formatos de arquivo ZIP e ZIPX, mas você pode optar pela versão do Windows se precisar de mais suporte ao formato de arquivo. Você também pode compactar e criptografar arquivos ZIP usando o aplicativo, mas o último é um recurso pago.

Outra função importante que dá vantagem ao WinZip é a integração com três das soluções de armazenamento em nuvem mais comuns: Google Drive, Dropbox e OneDrive. Essa integração permite abrir arquivos ZIP armazenados na nuvem, copiar arquivos da nuvem para o seu dispositivo e salvar seus arquivos na nuvem.

Além disso, você pode visualizar o conteúdo do arquivo sem descompactá-lo.

Siga estas etapas para descompactar arquivos no WinZip no Android:

  1. Abra o aplicativo e selecione Todos os arquivos arquivados na tela inicial.
  2. Toque no menu de três pontos adjacente ao arquivo de sua escolha e selecione Descompactar.

Download: WinZip (compras gratuitas no aplicativo disponíveis)

2. ZArchiver

ZArchiver é outro excelente programa para abrir arquivos ZIP no Android. O aplicativo suporta muitos formatos de arquivo compactado, desde os mais comuns até formatos não tão comuns. Alguns formatos de arquivo suportados incluem 7zip, RAR, RAR5, BZIP2, GZIP, XZ, ISO e TAR, para citar alguns.

O ZArchiver permite visualizar o conteúdo do arquivo em formatos selecionados sem descompactá-lo, e você também pode criar seus próprios arquivos protegidos por senha, se desejar. O aplicativo também inclui suporte para arquivos divididos, embora isso não esteja disponível para muitos formatos de arquivo.

O processo de extração de arquivos no ZArchiver é o seguinte: toque no seu arquivo ZIP e selecione Extrair aqui ou Extrair para. Usar Extrair… para ditar onde seus arquivos descompactados devem estar localizados.

Download: ZArchiver (Grátis)

3. RAR

RAR é outro programa de gerenciamento de arquivos tudo-em-um. Feito pelos mesmos desenvolvedores por trás do WinRAR, ele pode abrir RAR, ZIP, 7Z, ISO e outros tipos de arquivo. Você também pode compactar arquivos em formatos de arquivo selecionados. O RAR pode visualizar arquivos ZIP e RAR sem abri-los, e o aplicativo é leve e fácil de usar.

O RAR vem com funcionalidade adicional, incluindo a capacidade de testar e reparar arquivos danificados. Mas, como no Windows, o recurso de reparo não é altamente confiável.

Para abrir um arquivo ZIP no RAR, toque e segure o arquivo, selecione Extraia arquivos para…, Extrair arquivos… ou Extrair aqui. Selecione Extraia arquivos para… para escolher o local de sua preferência.

Download: RAR (compras gratuitas no aplicativo disponíveis)

4. ALZip

O ALZip suporta os formatos de arquivo compactado mais populares, ZIP, 7z e RAR. Mas além desses dois, você também pode descompactar outros formatos de arquivo. Ele também inclui recursos adicionais como arquivos divididos e uma maneira de visualizar arquivos antes de descompactá-los.

Além disso, o ALZip oferece suporte à funcionalidade de arrastar e soltar, para que você possa criar facilmente um arquivo arrastando um arquivo para outro e mover ou copiar arquivos entre pastas.

Descompactar um arquivo no ALZip é fácil. Navegue até seu arquivo ZIP, toque e segure o arquivo e selecione Extrair. Agora escolha onde os arquivos extraídos devem ser armazenados e toque em OK.

Download: ALZip (Grátis)

Você também pode usar o Zip-Unzip-File Extractor para abrir arquivos ZIP em seu smartphone ou tablet Android. É um aplicativo leve e, como o nome sugere, você pode criar e abrir arquivos ZIP. A criptografia também está disponível para proteger seus arquivos ZIP.

Contudo Como outros aplicativos da lista, você pode visualizar o conteúdo de um arquivo antes de descompactá-lo.

Assim A única desvantagem do Zip-Unzip é que ele suporta apenas arquivos ZIP. No entanto, possui uma interface de usuário amigável, que é um dos principais recursos do aplicativo.

Para descompactar um arquivo, toque no Arquivos compactados opção na tela inicial do aplicativo, navegue até o arquivo ZIP e toque no menu de três pontos adjacente ao arquivo. Finalmente, toque em Extrair aqui.

Download: Extrator de arquivos zip-unzip (grátis)

Abra arquivos ZIP no Android

Saber como abrir arquivos ZIP no Android é essencial porque, goste ou não, você vai se deparar com esse tipo de formato de arquivo compactado de vez em quando.

Files by Google facilita todo o processo, mas suporta apenas arquivos ZIP. Por fim Para arquivos RAR, confira a lista que compilamos dos melhores extratores de arquivos RAR no Android.

Similar Posts