Como armazenar filamento PLA para impressão 3D

Como armazenar filamento PLA para impressão 3D. O armazenamento correto do filamento para sua impressora 3D é vital para os melhores resultados. Aprenda como armazenar o filamento PLA para impressão 3D usando este guia.

Se você gosta de impressão 3D, provavelmente tem vários carretéis de filamento por aí. Acontece, no entanto, que ficar deitado pode não ser necessariamente o melhor lugar para isso. Embora o filamento PLA não seja tão afetado pela umidade quanto alguns outros tipos, se for armazenado em condições úmidas, pode ter um sério impacto na qualidade de sua impressão 3D.

Felizmente, existem várias maneiras de manter seus carretéis protegidos. Aqui estão algumas dicas úteis sobre como armazenar o filamento de PLA.

Por que o armazenamento de filamentos de PLA é importante?

O filamento PLA é o que se conhece como material higroscópico. Isso significa que atrai e retém a água do ambiente circundante.

Se não for armazenado corretamente, o filamento de PLA pode ficar saturado de umidade. Isso pode fazer com que o filamento fique quebradiço ou empene, causando problemas nas impressões. Embora o PLA não seja tão sensível à umidade quanto outros filamentos de impressão 3D, o armazenamento correto pode reduzir o risco de absorção excessiva de umidade.

Como armazenar o filamento de PLA

Existem muitas maneiras diferentes de armazenar o filamento de PLA. As opções que você escolher dependerão da umidade da sala onde você armazena seu filamento de PLA e quanto tempo o filamento será armazenado antes do uso.

Sacos com fecho de correr

Embora esses sacos não sejam capazes de criar um vácuo completo, eles retardarão o avanço da umidade. Tente expelir o máximo de ar possível dos sacos antes de fechá-los. Você pode melhorar a eficácia do uso de sacos com fecho zip adicionando um dessecante, como gel de sílica, em cada saco.

Sacos com fecho zip não são uma ótima opção para armazenar seu filamento de PLA a longo prazo, mas a curto prazo eles podem fornecer proteção útil a um preço baixo.

Sacos de vácuo

Se você está procurando uma maneira mais eficaz de manter seu filamento de PLA protegido contra a umidade, considere os sacos a vácuo. Estes são semelhantes aos sacos com fecho de correr, mas incluem uma válvula unidirecional através da qual você pode sugar o ar do saco usando um vácuo. Ao sugar o ar da bolsa, os níveis de umidade são mantidos ainda mais baixos.

Como armazenar filamento PLA para impressão 3D

Tal como acontece com os sacos com fecho de correr, o ar eventualmente entrará no saco. Adicionar dessecante pode ajudar a manter seu filamento de PLA livre de umidade por mais tempo. A beleza dos sacos a vácuo é que é fácil ver quando o ar entrou, pois o saco começará a inchar. Você pode então usar um vácuo para remover o ar novamente e adicionar mais dessecante.

Caixas de Cereais

As caixas de cereais de plástico destinam-se a manter a umidade fora de seu cereal, o que as torna uma boa escolha para armazenar seu filamento de PLA. A maioria dessas caixas de plástico inclui uma vedação para ajudar a mantê-las herméticas.

O maior desafio é encontrar caixas grandes o suficiente para caber em seus carretéis de filamento. As caixas de cereal maiores geralmente são adequadas para um único carretel. Essas caixas são relativamente baratas para comprar individualmente, mas o preço pode aumentar se você tiver muitos carretéis para armazenar. Assim como nas sacolas, adicionar dessecante às caixas pode ajudar a manter o filamento livre de umidade por mais tempo.

Banheiras de armazenamento de plástico seladas

Se você tiver vários carretéis de filamento de PLA para armazenar e não quiser colocar cada um em uma caixa de armazenamento, uma grande banheira de armazenamento de plástico selada pode ser usada para armazenar vários carretéis de uma só vez.

Como armazenar filamento PLA para impressão 3D

É importante encontrar cubas de armazenamento que tenham uma vedação para impedir a entrada de ar. Uma cuba de armazenamento padrão sem uma junta não fornecerá uma vedação firme o suficiente para manter o ar e a umidade fora por muito tempo. Cubas de armazenamento seladas podem ser razoavelmente eficazes, no entanto, particularmente em combinação com o uso de um dessecante. Se você tiver muitos carretéis para armazenar e não for armazená-los em um local particularmente úmido, um recipiente de armazenamento de plástico selado pode oferecer uma quantidade razoável de proteção.

Caixas secas

Se você está procurando a maneira mais eficaz de manter seu filamento de PLA livre de umidade, uma caixa seca é sua melhor escolha. Essas caixas são projetadas especificamente para manter o filamento de impressão 3D livre de umidade.

Uma caixa seca é essencialmente uma caixa hermética com um desumidificador embutido. Isso mantém a umidade dentro da caixa em um nível baixo, independentemente da umidade da sala onde você está armazenando seu filamento. Uma caixa seca pode manter seu filamento de PLA em condições de pico por longos períodos, embora seja uma opção muito mais cara do que as outras soluções de armazenamento listadas acima. Se você mantiver seu filamento de PLA em condições úmidas, como uma garagem, poderá sentir que o custo vale a pena.

Racks de Armazenamento

Se você tem muitos filamentos, pode querer tê-los ao seu alcance. Muitas pessoas optam por manter seus carretéis de filamentos de PLA em prateleiras ou suportes suspensos. Armazenar seu filamento dessa maneira sem qualquer outra forma de proteção é bom, desde que você não o armazene em condições úmidas e planeje usar o filamento em um período de tempo bastante curto. Se for armazenado desprotegido por meses a fio, é provável que a umidade se torne um problema.

Você pode considerar a combinação de racks de armazenamento com um dos métodos listados acima. Por exemplo, se você tiver prateleiras suspensas, por que não tentar selar seus carretéis em sacos herméticos antes de pendurá-los? Se você tiver prateleiras, poderá colocar cada carretel dentro de uma caixa de cereal selada que poderá colocar nas prateleiras.

Quanto mais proteção você der ao seu filamento de PLA, melhor será a sua impressão.

Como saber se o seu filamento de PLA está muito úmido

Com muitas das opções nesta lista, o método de armazenamento fornecerá alguma proteção de curto prazo, mas eventualmente a umidade se tornará um problema. Como você pode saber se seu filamento ficou excessivamente úmido?

Há uma série de sinais indicadores que indicam que seu filamento pode estar muito úmido para ser usado com eficácia.

Filamentos Inchados

A absorção de umidade fará com que seu filamento de PLA inche. Embora isso nem sempre seja óbvio a olho nu, a medição com paquímetro pode indicar que seu PLA está muito úmido.

Filamentos frágeis

Uma das maiores razões para manter seu PLA longe da umidade é que isso o torna quebradiço. Se você achar que seu filamento está quebrando como espaguete seco, provavelmente é devido ao excesso de umidade.

Estourando ao imprimir

De fato Um dos indicadores mais óbvios de que seu filamento de PLA está muito úmido é que você ouve sons claros de estalos durante a impressão. Isso ocorre devido ao aquecimento, expansão e vaporização da água no filamento. Você também pode ver algum vapor da zona de fusão.

Adesão de Camada Fraca

Assim Se você achar que suas camadas não estão se unindo muito bem, a umidade em seu PLA pode ser a causa.

Contudo Se você estiver tendo problemas com a separação ou divisão das camadas, seu filamento pode estar muito úmido.

Baixa qualidade da superfície de impressão

Entretanto O filamento de PLA úmido também pode ter um impacto prejudicial na qualidade da superfície de impressão. Se a superfície de impressão estiver visivelmente pior do que o normal, pode ser porque o filamento de PLA está muito úmido.

O que fazer se o seu filamento estiver muito úmido

Assim Se o seu filamento mostra sinais de estar muito úmido, nem tudo está perdido. É possível secar seu filamento para melhorar a qualidade de sua impressão 3D.

Contudo Existem várias opções para secar seu filamento. Um dos mais eficazes é usar um secador de filamento dedicado.

Entretanto Você coloca o carretel no dispositivo, escolhe a configuração desejada e o secador de filamento começa a secar o filamento. Como armazenar filamento PLA para impressão 3D

Assim Se você não tiver um secador de filamento dedicado, seu forno também pode fazer o truque. O PLA seca melhor em cerca de 105 a 115 F. Pré-aqueça o forno na temperatura desejada e deixe-o por cerca de cinco horas para secar. Certifique-se de ventilar bem o forno antes de usá-lo para cozinhar.

Entretanto Outra opção para secar seu filamento de PLA é usar um desidratador de alimentos. Esses produtos são para secar carne ou outros alimentos, mas funcionam igualmente bem para o PLA. Novamente, você deseja definir a temperatura para cerca de 105 a 115 F e deixá-la por várias horas.

Usando uma impressora 3D corretamente

Portanto Aprender a armazenar o filamento de PLA usando itens que você pode ter em casa é um truque útil que pode manter suas impressões 3D saindo com a mais alta qualidade.

Contudo Tem suas próprias dicas de impressão 3D para compartilhar? Solte-os nos comentários abaixo.

Similar Posts