Como tornar seus vídeos do TikTok mais acessíveis: 5 princípios básicos

TikTok é uma das plataformas mais populares para vídeos curtos. Mas como você pode garantir que seus vídeos possam ser apreciados por todos?


Aqui estão algumas dicas sobre como tornar seus vídeos TikTok mais acessíveis para que pessoas com deficiência e certas condições médicas também possam assisti-los confortavelmente.


1. Adicione legendas ocultas aos seus vídeos TikTok

Uma das melhores maneiras de melhorar a acessibilidade dos seus vídeos é adicionar legendas. Com tantos aplicativos que adicionam legendas automaticamente aos seus vídeos de mídia social, você não tem mais opções.

O TikTok também possui um recurso integrado que adiciona legendas aos seus vídeos, mas o recurso não está disponível em todas as regiões. Se você tiver acesso a ele, verá um Legendas opção quando você está editando seu vídeo. Isso permite gerar legendas automaticamente no TikTok.

Ao adicionar legendas, você torna o vídeo acessível para pessoas surdas ou com deficiência auditiva. Também é útil para espectadores que assistem a vídeos do TikTok com o aplicativo desativado.

Você também pode adicionar um gradiente ou bloco de cores atrás do texto para aumentar o contraste e facilitar a leitura dessas legendas.

​​​​​2. Evite efeitos estroboscópicos ou intermitentes em seus vídeos TikTok

Os efeitos estroboscópicos e intermitentes em vídeos apresentam o risco de desencadear os sintomas de pessoas com epilepsia fotossensível, enxaquecas ou outras condições sensíveis ao movimento e à luz. Existe uma configuração do TikTok que permite desligar vídeos fotossensíveis, mas esta é uma configuração para o espectador.

Se você deseja que todos possam assistir aos seus vídeos sem sintomas desagradáveis, reduza e evite movimentos e efeitos estroboscópicos em seus vídeos.

Se houver efeitos estroboscópicos em seu vídeo que você não pode excluir, você pode adicionar um aviso no topo da legenda, caso ela passe pela filtragem do TikTok.

De acordo com o TikTok, se você usar efeitos estroboscópicos, receberá uma notificação durante a edição do seu vídeo. No entanto, em meus testes, às vezes esses efeitos podem ser adicionados sem notificação ou aviso do TikTok, ao mesmo tempo que provocam o desconforto que acompanha minha sensibilidade à luz e ao movimento.

3. Use conversão de texto em fala para vídeos com texto

Usar o recurso de conversão de texto em fala em seus vídeos do TikTok ajuda os espectadores com baixa visão, bem como os usuários com dificuldades de leitura. Você só precisará usar esse recurso se tiver texto em seu vídeo que não seja acompanhado por narração.

Você pode acessar o recurso de conversão de texto em fala ao criar seu vídeo. Toque em Texto opção à direita e adicione o texto desejado. Em seguida, toque no texto e selecione o Conversão de texto para fala opção que aparece.

4. Certifique-se de que o texto dos seus vídeos seja grande o suficiente

Não faz sentido incluir texto em seus vídeos para fins de acessibilidade se o texto for muito pequeno para ser lido confortavelmente. Isso inclui legendas, texto geral e texto na imagem da capa do vídeo.

Certifique-se de que o texto do seu vídeo seja grande o suficiente para ser lido confortavelmente na tela do smartphone. Isso ocupa espaço no seu vídeo, mas significa que mais pessoas podem aproveitar suas criações.

5. Use a legenda da postagem para descrever o que está no seu vídeo

A legenda que você publica nas etapas finais de compartilhamento do seu vídeo também pode ser usada para torná-lo mais acessível. Inclua quaisquer avisos que possam ser necessários para o vídeo.

Esta legenda também pode ser usada como uma espécie de texto alternativo para vídeos. Por exemplo, quando posto um breve tutorial técnico no TikTok, incluo as etapas na descrição principal da postagem. Para vídeos sem narração, a legenda pode ser usada para contextualizar o que está acontecendo no vídeo.

Torne seus vídeos do TikTok mais inclusivos

Embora o TikTok tenha alguns recursos de acessibilidade, você pode tornar os vídeos enviados para a plataforma mais acessíveis por padrão. Isso significa que mais pessoas podem curtir seus vídeos.

Similar Posts