maior deserto

Conheça alguns desertos do mundo

Conheça alguns desertos do mundo. Muitas vezes pensamos em desertos como vastas extensões de areia que são completamente desprovidas de vida.

maior deserto
Canva – Pró

No entanto, como veremos em breve, alguns desertos não contêm areia, enquanto outros abrigam muitas espécies únicas de plantas e animais.

Como existe uma diversidade tão grande de desertos, e como os desertos abrangem um terço da massa terrestre do nosso planeta, é lógico imaginar quais são os maiores. Dê o seu melhor palpite e junte-se a nós enquanto analisamos os 5 maiores desertos do mundo classificados por área de superfície.
O Deserto de Gobi é o segundo maior deserto da Ásia e o quinto maior deserto do mundo. Situado ao longo da fronteira da China e da Mongólia, é historicamente significativo por ser o local de inúmeras cidades importantes ao longo da antiga Rota da Seda.

Este deserto é classificado como um deserto de sombra de chuva, o que significa que uma cordilheira próxima está impedindo que os sistemas de chuva cheguem à região. Neste caso, o planalto tibetano a sudoeste bloqueia a precipitação que de outra forma atingiria o deserto de Gobi. Outro notável deserto de sombra de chuva é o deserto de Atacama, no norte do Chile.

Deserto de Gobi

Longe de ser completamente inóspito, o deserto de Gobi é o lar de diversas espécies, como o camelo bactriano (mongol), a gazela de cauda preta, o íbex de Gobi, o urso de Gobi e até o indescritível leopardo da neve. Embora a vida vegetal seja geralmente escassa, existem algumas espécies de flora que se tornaram especialmente hábeis em sobreviver às duras condições do deserto. A planta mais comum é a árvore Saxaul, que é capaz de reter a umidade em sua casca e está presente em todas as várias ecorregiões do deserto de Gobi.
O deserto da Arábia é o maior deserto da Ásia e o quarto maior do mundo. Abrange a maior parte da Península Arábica e encontra-se em nove países individuais, que é o segundo mais fora de qualquer deserto nesta lista.

Deserto da Arábia

O deserto da Arábia é classificado como subtropical, o que significa que as temperaturas são consistentemente quentes e a chuva é escassa. Em sua extremidade sul fica um dos maiores corpos ininterruptos de areia do mundo inteiro, conhecido como Rub’ al Khali (ou Bairro Vazio em inglês).

Embora o deserto da Arábia geralmente apresente um ambiente hostil para os mamíferos viverem, há um pequeno número de espécies que habitam a região. Isso inclui o camelo árabe, o lobo árabe, a gazela da areia, o íbex núbio, a hiena listrada, o caracal e a raposa vermelha. No entanto, o deserto realmente apresenta um ambiente ideal para répteis como lagartos, cobras e lagartixas.
Talvez a entrada mais famosa desta lista, o deserto do Saara é o maior deserto quente e o terceiro maior deserto do mundo. O deserto do Saara atinge doze países individuais e compreende a maior parte do norte da África.

Deserto do Saara

Semelhante ao deserto da Arábia, o Saara é classificado como subtropical e recebe muito pouca chuva durante todo o ano. No entanto, nem sempre foi assim. O deserto do Saara, na verdade, alterna entre uma savana e um deserto a cada 20.000 anos. Acredita-se que tenha sido fértil há apenas 5.000 anos, quando a região tinha uma média de dez vezes mais chuva do que atualmente. Este ciclo é devido a uma oscilação no eixo da Terra, que afeta a localização da monção do norte da África, e provavelmente fará com que o Saara fique verde novamente em aproximadamente 15.000 anos.

Conheça alguns desertos do mundo

Embora os camelos sejam o animal domesticado mais comum encontrado em todo o Saara, em grande parte devido à sua capacidade de sobreviver por longos períodos com pouca água, existem muitos animais selvagens nativos da região. Isso inclui a Chita do Saara, a Raposa Fennec, a Gazela Dorcas, o Antílope Addax, a Avestruz de Pescoço Vermelho e o Cão Selvagem Africano.
Como mencionado anteriormente, os desertos não são todos compostos de grãos finos de areia e temperaturas escaldantes. O deserto polar do Ártico, que abrange as bordas mais ao norte do nosso planeta, é um exemplo.

Deserto Polar Ártico

De fato os desertos polares são definidos por suas temperaturas frias, falta de chuva e abundância de mantos de gelo. Como a maior parte do terreno está presa sob essas camadas de gelo, prova ser mais um ambiente hostil para plantas e animais. No entanto, apesar desse fato, o Deserto Polar do Ártico abriga um número diversificado de animais, como a Raposa do Ártico, o Lobo do Ártico, o Urso Polar, o Caribou, a Coruja das Neves e o Alce, entre outros. Alguns desses animais migram entre a Tundra do Ártico, que contém mais vegetação, e o Deserto do Ártico, enquanto outros são residentes permanentes do deserto.

Conheça alguns desertos do mundo

Contudo ainda no final do século 19, muitos exploradores de alto nível mantinham a crença equivocada de um Mar Polar Aberto na região que engloba o moderno Deserto Polar Ártico. Essa teoria foi baseada na ideia de que alguém poderia atravessar essas barreiras de gelo ao norte para alcançar um oceano aberto e navegável ao redor do Pólo Norte.

Embora essa teoria tenha sido refutada, ao custo de muitas expedições perdidas ao Ártico, ela pode realmente se tornar realidade no futuro como resultado do Encolhimento do Ártico. Na verdade, é bem provável que venha a existir uma rota livre de gelo entre a Europa e o Oceano Pacífico através do Ártico.

Deserto Polar Antártico


Contudo o Deserto Polar Antártico, que compõe a grande maioria da Antártida, é o maior deserto do mundo. Entretanto na verdade, esse único deserto é maior do que o tamanho combinado do deserto de Gobi, do deserto da Arábia e do deserto do Saara.

Embora ambos os desertos polares nesta lista tenham muitas semelhanças, eles podem ser distinguidos por um forte contraste na vida vegetal. Ao contrário de sua contraparte do norte, não se acreditava que o Deserto Polar Antártico continha qualquer tipo de vida vegetal até que um pequeno número de microorganismos foi descoberto na década de 1970.

 Este deserto do sul também experimenta velocidades de vento extremamente altas que, quando combinadas com seu ambiente árido, podem formar lagos hipersalinos. Alguns exemplos desses corpos de água hipersalinos são o Lago Vanda e o Lago Don Juan, cada um dos quais contém um teor de sal dez; vezes maior que a água do mar.

Conheça alguns desertos do mundo

Semelhante ao norte do Ártico, a Antártida também foi o local de inúmeras expedições ousadas ao longo dos anos. Em 1911, o famoso explorador norueguês Roald Amundsen derrotou uma expedição britânica; liderada por Robert Scott para se tornar os primeiros humanos a chegar ao Pólo Sul.

Por fim outro exemplo notável é a Expedição Shackleton de 1914 a 1917, na qual uma equipe de 28 homens; tentou cruzar toda a Antártida por terra. No entanto, seu navio ficou preso no gelo antes que eles pudessem pousar e a tripulação foi forçada a flutuar no gelo por muitos meses. Eventualmente, oito dos homens fizeram; uma incrível jornada de 800 milhas em um pequeno barco aberto para chegar a uma ilha habitada e montar um resgate dos vinte homens restantes.

Total
0
Shares
Previous Article
Caes Inteligentes

Conheça algumas raças de cães super inteligentes

Next Article
organize eus jogos do Nintendo Switch em grupos

Organize seus jogos do Nintendo Switch em grupos

Related Posts