Não é possível esvaziar a lixeira no seu Mac? Veja como corrigi-lo

Não é possível esvaziar a lixeira no seu Mac? Normalmente, esvaziar a pasta Lixeira – que pode ser chamada de Lixeira em sua região – é um processo rápido. Você abre a pasta e clica no botão Vazio botão no canto superior direito.

Isso é tudo que preciso. No entanto, há casos em que a Lixeira não permite que você exclua permanentemente determinados arquivos.

Este guia aborda como lidar com esses casos. Ele mostra como verificar se os arquivos estão em uso ou bloqueados. Também analisaremos como executar reparos de disco nos casos em que um problema no disco o impeça de esvaziar a Lixeira. Além disso, veremos como usar o Terminal para forçar o esvaziamento da Lixeira.

1. Reinicie o seu Mac

Idealmente, quando você fecha um aplicativo ou um arquivo, ele deve liberar a memória da CPU que está ocupando para sua própria execução. Mas em raras ocasiões, quando isso não acontece e o programa mantém o espaço de memória do seu computador, pode levar a vários problemas.

Para garantir que esse não seja o caso aqui, vale a pena tentar uma reinicialização rápida antes de entrarmos em soluções mais complexas.

Portanto, reinicie o seu Mac e tente novamente esvaziar a Lixeira. Se não funcionar, pule para a próxima seção.

2. Como Esvaziar a Lixeira no Mac Quando os Arquivos Estão em Uso

Freqüentemente, a pasta Lixeira do seu Mac não fica vazia porque alguns arquivos dentro dela ainda estão em uso.

Outro aplicativo, ou algum tipo de processo operacional em segundo plano, pode estar usando-os. De qualquer forma, você saberá que esse é o caso porque um pop-up lhe dirá algo como: A operação não pode ser concluída porque o item está em uso.

Isso significa que você terá que fechar o arquivo antes de excluí-lo permanentemente. Por exemplo, se o item for um documento do Word, você terá que fechá-lo no Word. Se for um aplicativo, você terá que sair dele. E assim por diante.

Ocasionalmente, você pode não conseguir identificar exatamente onde o arquivo está aberto. Nesses casos, talvez um processo em segundo plano o esteja usando. Para testar se este é o caso, pressione Opção + Cmd + Esc para abrir o Forçar Encerramento janela.

Agora feche todos os programas adicionais que você acha que podem estar impedindo você de limpar a Lixeira do seu Mac.

Solução avançada de problemas de uso de arquivo

Como alternativa, um item de inicialização ou login pode estar usando o arquivo em questão. Você pode contornar isso iniciando seu Mac no modo de segurança. Isso impede que alguns softwares sejam inicializados automaticamente.

Para inicializar seu Mac no Modo de Segurança e esvaziar a Lixeira:

  1. Desligue o seu Mac.
  2. Ligue o seu Mac e segure imediatamente Mudança.
  3. Depois de inicializar no modo de segurança, abra o Lixo.
  4. Clique no Vazio botão (no canto superior direito).

Isso excluirá o arquivo se um aplicativo de inicialização o estiver usando. Caso contrário, outra opção é usar o Terminal para verificar qual aplicativo está com o arquivo bloqueado. Veja como você faz isso:

  1. Abrir Lixo.
  2. Imprensa Cmd + Espaço para iniciar o Spotlight.
  3. Tipo terminal e pressione Retornar.
  4. Tipo lsof e pressione Espaço. Este comando significa listar arquivos abertos e exibe uma lista de arquivos em uso com os processos que os abriram.
  5. Volte para a Lixeira e arraste o arquivo que deseja excluir para o Terminal.
  6. Imprensa Retornar para executar o comando.

Isso abrirá uma lista dos aplicativos que usam o arquivo. No nosso caso, não faz isso porque o arquivo não está sendo usado por nenhum programa.

No entanto, se estiver vendo uma lista, você terá que fechar todos os programas. Mas lembre-se de que o Terminal pode não fornecer os nomes completos dos aplicativos. Então você pode ter que tentar fechar vários aplicativos.

Se esta é sua primeira experiência com o Terminal, dê uma olhada em nosso guia para iniciantes do Terminal para obter mais dicas.

3. Como Esvaziar a Lixeira Quando os Arquivos Estão Bloqueados

Em outro caso, os arquivos que você está tentando excluir podem estar bloqueados. Você pode corrigir isso facilmente indo até a Lixeira e desbloqueando-os. Aqui está o que você precisa fazer:

  1. Abra o Lixo.
  2. Clique com a tecla Control pressionada o arquivo que você deseja excluir.
  3. Clique Obter informação.
  4. Desabilite o bloqueado checkbox.

Isso desbloqueará o arquivo e permitirá que você o exclua. Mais uma vez, você pode fazer isso clicando no botão Vazio botão. Como alternativa, você pode clicar com a tecla Control pressionada no arquivo e clicar em Excluir imediatamente.

4. Como Esvaziar a Lixeira Quando Seu Disco Precisa de Reparação

É possível que um problema no disco rígido impeça o esvaziamento da Lixeira. Você pode executar um teste para isso iniciando o Utilitário de Disco e usando a função Primeiros Socorros.

Siga estas instruções para concluir o processo:

  1. Imprensa Cmd + Espaço para iniciar o Spotlight.
  2. Tipo Utilitário de Disco e pressione Retornar.
  3. Selecione o nome do seu disco rígido. Certifique-se de que é aquele que contém o arquivo que você deseja excluir.
  4. Clique Primeiro socorroentão escolha Correr.

A função First Aid irá avisá-lo se encontrar algum erro, mas não pode corrigir problemas em sua unidade principal enquanto estiver em execução. Você precisará reinicializar o Mac no modo de recuperação para corrigir problemas de disco na unidade de inicialização.

Reparar o disco do seu Mac é uma boa opção quando você tem um problema e outras etapas não funcionaram. Na maioria dos casos, um reparo de disco deve permitir que você exclua permanentemente os itens da Lixeira.

Se não houver um problema de disco na raiz de seus problemas, talvez seja necessário forçar o esvaziamento da Lixeira.

5. Como forçar a lixeira a esvaziar

Existem várias maneiras de forçar o esvaziamento da Lixeira.

Se um arquivo estiver bloqueado e você não conseguir desbloqueá-lo, tente excluí-lo enquanto mantém pressionado o botão Opção chave. Tentando segurar Opção enquanto você clica no Vazio botão. Segurando Opçãoseu Mac ignorará quaisquer bloqueios nos arquivos.

Isso é bastante útil se o seu Mac não permitir que você desbloqueie nenhum arquivo.

Outra opção é usar um comando do Terminal para forçar o esvaziamento da Lixeira. Isso substitui qualquer bloqueio em seus arquivos e exclui os arquivos que ainda estão em uso. Ele também contorna quaisquer outros erros que impeçam o esvaziamento da Lixeira.

Como tal, é uma maneira eficaz de excluir arquivos permanentemente. No entanto, pode ser que o macOS esteja impedindo você de excluir arquivos por um bom motivo. Você pode ter enviado acidentalmente algo para a Lixeira que é importante para o funcionamento de um determinado aplicativo.

Portanto, você deve proceder com cautela ao usar o método nuclear descrito abaixo:

  1. Imprensa Cmd + Espaço para abrir o Spotlight.
  2. Tipo terminal e pressione Retornar para lançá-lo.
  3. Tipo sudo rm -R e pressione Espaço. Este é o comando para forçar a exclusão de arquivos.
  4. Volte para a Lixeira e arraste os arquivos que deseja excluir para a janela do Terminal.
  5. Imprensa Retornar.
  6. Digite a senha de administrador do seu Mac para autorizar o comando. Isso não aparecerá enquanto você digita, o que é um recurso de segurança.
  7. Imprensa Retornar para confirmar e executar o comando.

Isso excluirá imediatamente os arquivos que você arrastou para a janela do Terminal. Você pode finalmente ter certeza de que seu Mac está livre desse lixo.

É assim que você esvazia a lixeira no Mac

Esvaziar a Lixeira é uma boa maneira de manter o Mac limpo e organizado. Ele economiza espaço em disco, ajudando o Mac a funcionar com mais suavidade. Espero que este artigo tenha ajudado você a esvaziar a Lixeira do Mac.

Conhecido por seu design robusto de software e hardware, seu Mac ainda pode falhar em certas ocasiões, variando de um mouse disfuncional a mais problemas de Lixeira – como no nosso caso.

Similar Posts