O microfone não está funcionando no seu telefone Android? Como corrigi-lo

O microfone não está funcionando no seu telefone Android? Você recebeu um telefonema recentemente em que a outra pessoa mencionou que sua voz não estava clara? Quando isso acontece, você pode atribuir isso a uma conexão ruim. No entanto, você pode estar sofrendo de problemas de microfone no seu dispositivo.

Você pode nem estar ciente dos problemas do seu microfone; o pior cenário é ter um microfone quebrado. Vamos dar uma olhada em alguns dos problemas que o microfone do seu telefone Android pode encontrar e métodos para corrigi-los.

Qual é a causa dos problemas do microfone?

Então, por que e como surgem os problemas de microfone? Seu microfone pode ficar distorcido por vários motivos, sendo o mais comum um telefone sujo. Se você não é alguém que limpa o telefone regularmente, pode se surpreender ao ver quanta sujeira se acumula.

Outros problemas comuns de hardware em telefones Android estão relacionados a atualizações de software e instalações de aplicativos de terceiros. Eles tendem a reconfigurar ou desabilitar seu microfone sem que você perceba. Seu microfone também pode ser danificado devido a problemas físicos, como mau funcionamento interno ou hardware danificado devido ao manuseio incorreto do telefone.

Como você sabe que seu microfone Android está com defeito?

Se você suspeitar que seu microfone pode estar quebrado ou com defeito, é melhor testá-lo para ter certeza. Veja como testar seu microfone Android.

Homem que faz o telefonema no smartphone

Gravação de voz você mesmo

A maneira mais fácil de garantir que seu microfone funcione é gravar sua voz no telefone e ouvir a gravação. Você pode facilmente dizer se sua voz soa distorcida para ajudá-lo a identificar o problema.

A maioria dos telefones Android vem com um gravador de voz embutido que você pode usar. Se ainda não tiver um instalado, você pode baixar um aplicativo de gravador de voz, como o ASR Voice Recorder.

Execute uma verificação de diagnóstico do sistema

Se ainda não tiver certeza sobre seu microfone, você pode usar um aplicativo de diagnóstico de hardware e sistema, como o Phone Doctor Plus, para testar seu microfone. O aplicativo realizará vários testes e fornecerá resultados sobre a condição do seu microfone.

Maneiras de corrigir seus problemas de microfone Android

Se você confirmou que seu microfone não está funcionando corretamente, agora você pode corrigi-lo. Como existem várias razões pelas quais o microfone do seu telefone pode funcionar mal, vamos ver diferentes maneiras de corrigir o problema.

nada telefone 1 no caso de porta de carregamento

1. Verifique se o seu caso está bloqueando o microfone

Se você usar um estojo em seu telefone, verifique primeiro se ele está bloqueando a porta do microfone. Pode ser que o microfone esteja funcionando bem, mas não é capaz de detectar sua voz bem o suficiente ou porque o estojo está cobrindo o buraco.

Essa provavelmente não será a causa do problema se você comprou a capa diretamente do fabricante do telefone. Mas, às vezes, os gabinetes de terceiros podem ter defeitos de fabricação e não fazer um furo exatamente onde deveria estar, ou seja, em cima do microfone.

2. Reinicie e verifique se há atualizações

Às vezes, a solução mais fácil é a melhor solução. Reiniciar seu smartphone atualiza seu sistema limpando todos os processos e fechando aplicativos. Pode ser uma solução rápida para o seu problema.

Segure o poder botão até que o menu apareça, então escolha Ligar > Desligar. Deixe-o desligado por 30 a 60 segundos antes de ligá-lo novamente e verifique se o problema foi resolvido.

Se uma reinicialização rápida não funcionar, verifique se há atualizações de software, localizadas em Configurações > Sistema > Avançado > Atualização do sistema ou similar. Uma nova atualização de software geralmente corrige quaisquer bugs/erros que a versão atual possa ter, o que pode afetar seu microfone.

3. Limpe o microfone do seu telefone

Se você não limpar seu telefone de vez em quando, a sujeira pode se acumular nas pequenas aberturas, como a porta do microfone, mesmo que seu dispositivo tenha classificação IP68 para resistência a poeira e água. Simplesmente limpar o telefone não é suficiente, pois poeira ou outros pequenos detritos podem se acumular.

Seu microfone é um pequeno orifício ou outra porta localizada ao lado do conector USB, geralmente na parte inferior do telefone. Pegue um pequeno alfinete, agulha fina ou similar e use-o para limpar suavemente o microfone. A outra alternativa é soprar diretamente nele, para remover todos os detritos acumulados. No entanto, se você fizer isso, tome cuidado para não soprar mais ar no telefone.

celular android com ferramenta de limpeza

Outro aspecto a verificar durante a limpeza é o protetor de tela. Quando você coloca um novo item de proteção no telefone, há uma chance de cobrir o microfone com ele. Certifique-se de que nenhuma parte esteja bloqueando o microfone e que não haja acúmulo de poeira nas fendas do gabinete.

Você pode adaptar nosso guia para limpar iPhones para o seu telefone Android e aplicar a maioria das mesmas etapas para evitar esse problema novamente no futuro.

4. Defina suas configurações de som

Alguns telefones Android vêm com um recurso chamado supressão de ruído ou redução de ruído. A supressão de ruído ajuda a reduzir o ruído de fundo quando você está em uma chamada ou gravando um vídeo.

Para quem não sabe, o resultado pode parecer um pouco desorientador, então é fácil supor que há algo errado com seu microfone. Veja como você pode desativar a configuração para garantir que seu microfone esteja bom:

  1. Vou ao Configurações aplicativo.
  2. Selecione Configurações de chamada ou Definições de som.
  3. Procure o Redução de ruído opção e desative-a.
  4. Reinicie o telefone e verifique se o problema foi resolvido.

Observe que nem todos os telefones Android vêm com esse recurso e ele pode aparecer em um local diferente para você.

Além dessa opção, existe a possibilidade de você ter deixado o telefone conectado a um fone de ouvido Bluetooth ou outro dispositivo com microfone. Se for esse o caso, seu telefone o usará como microfone principal em vez do microfone embutido.

Certifique-se de verificar o que está conectado no momento em Configurações > Dispositivos conectados. Desative todos os dispositivos Bluetooth ativos e tente usar o microfone novamente para corrigir o problema.

Configurações de Bluetooth do Android
Opções do dispositivo Bluetooth Android

5. Verifique se há interferência de aplicativos de terceiros

Aplicativos de terceiros são uma das maiores causas de mau funcionamento do telefone. Eles podem interferir nas configurações do seu telefone; muitas pessoas experimentam irregularidades, mas pensam nelas como nada mais do que falhas. Dessa forma, os aplicativos que podem acessar seu microfone podem ser a causa de seus problemas atuais.

Para determinar se os problemas do microfone são devidos a um aplicativo de terceiros ou não, você deve executar o telefone no modo de segurança, que desativa temporariamente todos os aplicativos de terceiros.

Veja como ativar o modo de segurança no seu telefone quando ele já estiver ativado:
  1. Pressione e segure o de seu telefone Poder botão.
  2. Na tela, toque e segure o Desligar opção.
  3. Depois, você deve ver Modo de segurança na parte inferior da tela. Selecione esta opção para reiniciar no modo de segurança.
Se o telefone estiver desligado, faça o seguinte:
  1. Segure o seu telefone Poder botão para inicializar normalmente.
  2. Quando a animação começar, pressione e segure o botão do telefone volume baixo botão. Continue segurando até que a animação termine e seu telefone inicie no modo de segurança.
  3. Você verá Modo de segurança aparecerá na parte inferior da tela para confirmar.

Contudo Agora que você está no modo de segurança, faça uma chamada de teste ou use o aplicativo gravador para verificar o microfone. Assim Se o seu microfone estiver funcionando bem no modo de segurança, o problema está em um aplicativo. Você pode encontrar uma lista de aplicativos que usam seu microfone no menu Configurações.

Vá para Configurações > Aplicativos e notificações > Avançado > Gerenciador de permissões > Microfone.

Portanto Se você instalou amplificadores de som ou aplicativos de aprimoramento, eles provavelmente são os culpados. Contudo Caso contrário, tente verificar os aplicativos que você suspeita serem a causa, revogue o acesso ao microfone e teste seu microfone para ver se eles foram a causa.

6. Leve a um técnico

Portanto Se tudo mais falhar, há uma boa chance de seu telefone estar danificado. Os microfones são peças delicadas e podem quebrar facilmente em quedas ou danos causados ​​pela água. De fato Nesse cenário, é melhor levar seu telefone a um técnico que possa determinar a falha em seu dispositivo.

Fazendo seu microfone funcionar corretamente

Contudo Existem vários motivos pelos quais o microfone do seu telefone pode não funcionar corretamente. De fato Se você tiver algum problema, os métodos acima devem ajudá-lo a identificar e corrigir os problemas com o microfone.

Assim A melhor maneira de evitar que problemas apareçam no futuro é cuidar bem do seu telefone.

Similar Posts