O que é um arquivo GZ e como descompactá-lo?

O que é um arquivo GZ e como descompactá-lo? Você acabou de baixar um arquivo GZ e agora não tem certeza de como abri-lo? É seguro abrir um arquivo GZ? Não se preocupe, pois abordaremos o que é um arquivo GZ e como abri-lo no Windows, macOS e Linux.

Você pode abrir facilmente um arquivo GZ em qualquer um dos sistemas operacionais populares e existem várias maneiras de fazer isso. Então, vamos verificar todos eles.

O que é um arquivo .GZ?

Um arquivo GZ é um arquivo compactado usando a tecnologia de compactação gzip. Como outros arquivos compactados, esse tipo de arquivo ajuda a combinar seus arquivos e reduzir o tamanho de seus arquivos compactando-os.

E, como RAR e ZIP, você pode abrir e extrair arquivos de um arquivo GZ usando ferramentas internas e de terceiros em seus computadores.

Como abrir um arquivo GZ no Windows

Existem várias maneiras de abrir e criar arquivos compactados no Windows, e isso também se aplica a arquivos .GZ. Se preferir comandos, você pode usar o método Prompt de Comando. Caso você seja um usuário de interface gráfica, você pode usar um aplicativo gratuito de terceiros para acessar seus arquivos GZ.

Descompacte um arquivo GZ no Windows usando o terminal ou o prompt de comando

Existe um comando chamado alcatrão que você pode usar no Terminal do Windows ou Prompt de Comando para extrair o conteúdo do arquivo GZ. Este comando está embutido em seu sistema operacional, então você não precisa instalar nada para usá-lo.

Depois de ter o arquivo GZ em mãos, siga estas etapas para extrair o conteúdo do arquivo:

  1. Abra o menu Iniciar, procure Prompt de Comando (ou Terminal) e clique em Executar como administrador.
  2. Clique Sim no prompt.
  3. Digite o seguinte comando substituindo FONTE com o arquivo GZ de origem e DESTINO com a pasta de destino e clique Digitar. tar -xvzf PATH\TO\SOURCE -C PATH\TO\DESTINATION
  4. Se tudo correr bem, seus arquivos extraídos devem estar disponíveis na pasta de destino.

Se sua pasta de destino parecer vazia mesmo depois de executar o comando com sucesso, provavelmente é porque você a executou sem privilégios de administrador. Abra o prompt de comando com direitos administrativos e tudo ficará bem.

Como abrir arquivos GZ usando aplicativos no Windows

Se você preferir descompactar um arquivo GZ no Windows usando aplicativos, existem muitas alternativas gratuitas. O 7-Zip é uma ótima escolha para essa tarefa, pois é fácil, gratuito e de código aberto.

Veja como você usa este aplicativo para descompactar arquivos GZ no seu PC:

  1. Baixe e instale a ferramenta gratuita 7-Zip no seu PC.
  2. Abra a ferramenta e navegue até o arquivo GZ usando o gerenciador de arquivos integrado.
  3. Selecione seu arquivo GZ na lista e clique em Extrair na barra de ferramentas superior.
  4. Escolha a pasta de destino no Extrair para seção.
  5. Ajuste outras opções, se desejar, e clique em OK.
  6. Abra a pasta de destino e você deve ter todo o conteúdo do seu arquivo GZ lá.

Como alternativa, você pode usar as ferramentas do menu de contexto do 7zip no Windows para descompactar arquivos .GZ. Certifique-se de selecionar esta opção durante a instalação e, em seguida, você estará a um clique direito de abrir arquivos GZ com 7zip.

Tipos de arquivo como RAR requerem um aplicativo para descompactar no macOS, mas você não precisa fazer isso para o GZ.

Você pode abrir arquivos GZ sem usar nenhuma ferramenta de terceiros no seu Mac. Novamente, você pode usar o Terminal para extrair arquivos de um arquivo GZ ou a ferramenta integrada do macOS para descompactar seus arquivos.

Como descompactar um arquivo GZ no macOS usando a ferramenta integrada

Como o ZIP, você pode simplesmente clicar duas vezes no arquivo GZ e ele deve começar a extrair seu conteúdo. Você pode fazer isso em qualquer janela do Finder no seu Mac, e seus arquivos extraídos estarão disponíveis em uma nova pasta no mesmo diretório do arquivo GZ original.

Se isso não funcionar para você, certifique-se de abrir seu arquivo GZ com a ferramenta de extração integrada – a mesma usada para compactar arquivos no macOS. Se você não tiver certeza de qual é o manipulador de arquivo padrão no seu Mac, basta clicar com o botão direito do mouse no arquivo GZ e selecionar Abrir com > Utilitário de arquivamento para abrir o arquivo com a ferramenta integrada.

Outra maneira de abrir um arquivo GZ no macOS é usar aplicativos gratuitos. Existem opções populares, como The Unarchiver ou Keka (pago na macOS App Store, mas gratuito no site do desenvolvedor). Ambos os aplicativos também suportam vários outros formatos, incluindo ZIP e RAR.

Usando o terminal para descompactar um arquivo GZ no macOS

Usando o Terminal, você pode extrair todos os arquivos dentro do arquivo GZ usando um único comando. Seus arquivos serão colocados em uma nova pasta no mesmo diretório do arquivo GZ original.

Veja como você utiliza esse método:

  1. Clique no Launchpad no Dock, procure Terminal e clique no utilitário.
  2. Digite o seguinte comando, substitua fonte.gz com o caminho para o seu arquivo GZ e clique Digitar. gunzip -k source.gz
  3. O Terminal começará a extrair arquivos do seu arquivo GZ especificado.

Como descompactar um arquivo GZ no Linux

Assim Se você é um usuário Linux que deseja abrir um arquivo GZ, pode usar um comando no Terminal para extrair todos os arquivos do seu arquivo GZ.

De fato Algumas distribuições também possuem opções integradas no menu de contexto para descompactar arquivos .GZ.

Abrindo arquivos .GZ na linha de comando no Linux

Gzip é o comando que permite descompactar o conteúdo de um arquivo GZ em sua máquina Linux.

Contudo Veja como você usa este comando e começa a extrair seus arquivos compactados:

  1. Abra o aplicativo Terminal – qualquer distro tem o atalho Ctrl + Alt + T para isso.
  2. Digite o seguinte comando, substitua FONTE.GZ com o caminho para o seu arquivo GZ real e clique Digitar. gzip -dk SOURCE.GZ
  3. Seu arquivo GZ agora deve ser extraído.
  4. Se o seu for um arquivo .TAR.GZ, você precisará usar um comando diferente para extrair seu arquivo. Execute o seguinte comando no Terminal para descompactar os arquivos TAR.GZ. tar -xf SOURCE.tar.gz

Como abrir um arquivo GZ no Linux usando a ferramenta integrada

De fato Existem maneiras de descompactar arquivos compactados no Linux usando uma ferramenta gráfica integrada.

Assim Como suas contrapartes macOS e Windows, basta clicar com o botão direito do mouse. Veja como extrair arquivos GZ no Linux usando uma interface gráfica:

  1. Usando seu gerenciador de arquivos preferido, navegue até a pasta onde o arquivo .GZ está
  2. Selecione o arquivo .GZ e clique com o botão direito nele
  3. Escolher Extrair aqui.
  4. É isso. O(s) arquivo(s) ou pasta(s) dentro do arquivo GZ serão descompactados na mesma pasta em que você está.

Extraindo arquivos GZ no Windows, Mac e Linux

Contudo Os arquivos GZ existem há muito tempo. Se você estiver encontrando um pela primeira vez, use um dos métodos acima para extrair o conteúdo do seu arquivo GZ.

Assim Os métodos acima funcionam em todas as plataformas populares, incluindo Windows, macOS e Linux.

De fato Outros formatos não tão comuns que você pode encontrar em seu computador são tarballs ou .TAR e .XZ. Felizmente, também existem maneiras simples de extrair arquivos desses formatos.

Similar Posts